O Hospital do SAMS do SBSI assinalou o 25.º aniversário no dia 9 de novembro, numa cerimónia que incluiu duas sessões sobre o futuro da saúde em Portugal e uma homenagem a um dos seus fundadores: Delmiro Carreira.
Um programa muito preenchido e com oradores de reconhecido mérito marcou o aniversário do Hospital, que teve como anfitrião Rui Riso, presidente do Conselho de Gerência do SAMS e da Direção do SBSI.
A sala de conferências de um hotel de Lisboa, onde se realizou a cerimónia, esteve repleta de convidados, sobretudo da área da saúde, entre os quais muitos profissionais do SAMS.
Os Corpos Gerentes do SBSI também estiveram presentes.Na sessão de abertura Rui Riso lembrou que "as organizações só têm futuro porque têm passado", afirmando o seu orgulho por comemorar este aniversário e desejando poder assistir aos 50 anos do Hospital.
"O SAMS é um caso único em Portugal e um caso de sucesso na Europa", frisou, respondendo aos que se mostraram céticos quanto à sua duração.
A primeira sessão do dia foi uma antecipação dos sábados monotemáticos que decorrem mensalmente, numa parceria entre o SAMS e a Universidade Católica que tem já alguns anos. Querendo associar-se à comemoração, realizou-se o debate no dia 9, ao invés de no final do mês, como habitual.
Tendo como moderadores Alexandre Castro Caldas e Henrique Bicha Castelo, intervieram Manuel Sobrinho Simões, Faustino Ferreira (diretor clínico e membro da Comissão Executiva do SAMS-PICS), Adalberto Campos Fernandes e Carlos Alberto Ferreira.
Na segunda parte foram oradores José Santos-Victor, Henrique Bicha Castelo, Catarina Resende de Oliveira e Alexandre Castro Caldas. As intervenções do painel centraram-se no papel das novas tecnologias na saúde e na importância da relação médico-doente.
Já a sessão da tarde foi subordinada ao tema "Os desafios para o sistema de saúde português". Sob a moderação de José Carlos Caiado, intervieram Henriques Martins, Ricardo Mestre, Óscar Gaspar e Rui Ivo.
Homenagem
Um momento muito emotivo foi a homenagem prestada a um dos fundadores do SAMS e do Hospital, Delmiro Carreira, falecido a 25 de outubro. Enquanto eram projetadas fotografias da sua vida, foi lido um pequeno texto sobre a sua atividade política e sindical. Duas violoncelistas interpretaram um trecho do Requiem de Mozart e uma soprano interpretou uma ária.
Antes do encerramento da celebração foram entregues troféus a alguns trabalhadores do Hospital, numa distinção em que, como afirmou Rui Riso, "todos os trabalhadores devem rever-se".
O 25.º aniversário do Hospital terminou com um espetáculo de Miguel Araújo.
A revista "O Bancário" de novembro publicará mais informação sobre o evento.