A Anatomia Patológica é a especialidade médica que procede à análise morfológica de órgãos, tecidos e células, tendo como objetivo o diagnóstico de lesões, com implicações no tratamento e prognóstico das doenças, bem como na sua prevenção.

A Anatomia Patológica engloba as seguintes valências:

  • Histopatologia (estudo de biópsias, peças cirúrgicas e exames pré operatórios)
  • Citopatologia (estudo de células)
  • Autópsias clínicas, sendo todas praticadas na Unidade de Anatomia Patológica dos SAMS.

Existem várias técnicas complementares de diagnósticos habitualmente utilizadas em Anatomia Patológica, sendo as mais comuns a histoquímica e a imunohistoquímica, ambas efetuadas diariamente na nossa Unidade, com o objetivo de efetuar um diagnóstico preciso, e determinar a presença/ausência de determinados marcadores moleculares terapêuticos.

 

Missão

A Unidade de Anatomia Patológica (UAP) tem como missão proceder à análise morfológica do material biológico enviado pelos diversos Serviços Clínicos e elaborar os diagnósticos histológicos e citológicos, com a melhor qualidade e no menor intervalo de tempo possível, permitindo uma adequada e rápida terapêutica para o utente.

Visão

Pretendemos ser exemplares na prestação de serviços a todos os nossos utentes, bem como na colaboração com os Serviços Clínicos, sempre com uma perspetiva de crescimento sustentável e de permanente atualização técnica e científica. Procuramos ser um laboratório de referência, reconhecido pelo rigor, seriedade e qualidade.

Valores

A UAP rege-se por valores como o respeito pelo utente, rigor profissional e a responsabilidade inerente ao trabalho desenvolvido.

 

Equipa da Unidade de Anatomia Patológica

Coordenadora da UAP: Dra. Paula Guerra

Trabalham na Unidade de Anatomia Patológica três médicas Anatomopatologistas, sete Técnicos de Anatomia Patológica e um Auxiliar de Ação Médica.

Localização da UAP

Hospital dos SAMS
Rua Cidade de Gabela, 1
Piso 1

Horário de Funcionamento

Dias úteis das 8:00 - 16:30

Contactos

Telefone

  • 21 8422056
  • 21 8422026
  • 21 8422050

Correio Eletrónico
anatomia.patologica@sams.pt

Na UAP a comunicação com o utente pode ser feita também em inglês, francês e espanhol. Caso haja necessidade de falar outro idioma, ou comunicar com utentes com deficiências sensoriais, os profissionais da Unidade recorrem a organismos existentes de forma que a comunicação seja feita da melhor maneira possível.

 

Carteira de Serviços

A UAP do Hospital dos SAMS leva a cabo o estudo dos seguintes tipos de exames:

  • Citologia esfoliativa (ginecológica e não ginecológica)
  • Citologia aspirativa
  • Punção aspirativa de lesões palpáveis
  • Estudo Histopatológico de biópsias e peças operatórias
  • Exames Extemporâneos (exames intraoperatórios)
  • Genotipagem de HPV
  • Autópsia clínica
São feitos na Unidade as seguintes técnicas complementares:
  • Histoquímica
  • Imunohistoquímica
São feitas várias técnicas de biologia molecular em material estudado na Unidade de Anatomia Patológica, a pedido da Oncologia, cujos resultados têm implicações terapêuticas. O material a ser estudado é escolhido pelas Anatomopatologistas da Unidade.
As técnicas solicitadas são:
  • Pesquisa de mutações EGFR (exões 18,19,20 e 21)
  • Pesquisa de mutações KRAS e NRAS
  • ERBB2 FISH
  • ALK FISH
  • Pesquisa de mutação BRAF (exão 15)
A punção aspirativa de lesão palpável constitui o único ato executado na Unidade em que antes da sua execução é fornecido ao doente um documento de consentimento informado onde é descrito como é feita a punção, para que serve e possíveis complicações. Só após leitura e assinatura do mesmo pelo doente, autorizando a punção, é que esta é executada pelo Anatomopatologista.

 

Direito a segunda opinião em anatomia patológica

Os produtos estudados na UAP, apesar de ficarem arquivados na mesma em condições legalmente estabelecidas, pertencem aos utentes. Estes têm o direito de os solicitar para efeitos de segunda opinião diagnóstica ou para outros estudos necessários a efetuar fora da Instituição SAMS.

O material (lâminas e/ou blocos de parafina) pode ser solicitado pelo utente, por um representante legal, pelo médico assistente ou pela Instituição onde o utente vai ser tratado.

O material poderá voltar para a UAP dos SAMS para ser arquivado ou pode ficar na Instituição onde o utente vai ser tratado ou consultado, se este assim o desejar.

 

Tempos de Resposta

De modo a que todos os utentes tenham noção de quanto tempo será necessário até ter o diagnóstico do seu exame, publicamos abaixo os tempos de resposta estipulados na UAP (dias seguidos). De referir que o exame poderá estar pronto antes do tempo estimado, ou, se necessitar de exames complementares adicionais demorar mais alguns dias. Aconselhamos os utentes que necessitem do resultado histológico/citológico para apresentar em consulta, a contactar a UAP, para confirmar se o seu exame está pronto

Exame Tempo finalização (dias)
​Autópsias 21​
Citologia Aspirativa 5
Citologia Ginecológica Convencional 5
Citologia Ginecológica Meio Líquido 5
Citologia Esfoliativa 5
Genotipagem de HPV 15
Punção Aspirativa de Glândula Tiroidea 5
​Revisão de exame externo - Citologia 7​
Peça Cirúrgica nível 1 7
Peça Cirúrgica nível 2 9
Peça Cirúrgica nível 3 9
Biópsia (exame histológico) 5
Exame Extemporâneo (corte p/ cong) 7
Biópsia Múltipla
5
​Exame histológico de Biópsia - 1 ou 2 recipientes 5​
​Exame histológico de Biópsia - 3 ou 4 recipientes ​5
​Exame histológico - Biópsia por sextante da Próstata 5​
​Revisão de exame externo - Histologia 7​
​Procedimentos HQ
​Procedimentos especiais ImunoHistoquímica
​​Técnica de descalcificação (por amostra)